ESCRITÓRIO




O escritório esta localizado na Serra do Itapetinga entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira próximo ao recém criado Parque Estadual do Itapetinga, local da Pedra Grande e de uma grande biodiversidade.

Construir o escritório! Tantos materiais e técnicas disponíveis, tantas opções de projeto!

Começando do começo.... Já existia uma escola de Tai Chi Chuan, que foi reformada para ser o escritório. Muito eu queria que fosse aproveitado, claro! Mas algumas coisas tiveram que ser refeitas, para se tornarem mais eficientes e para gerar menos impacto para o ambiente. A cobertura foi toda refeita, para se tornar inteira vegetada. Todas as madeiras foram reutilizadas do telhado antigo. Três vigas grandes, então a manta existente também foi reutilizada.

Algumas paredes foram feitas de tijolo de demolição, assentados com terra. Outras de taipa de mão (pau-a-pique), utilizando para a estrutura as ripas que tinham sido tiradas da cobertura anterior e terra do local. Foi feita uma evapotranspiração para água da descarga. As águas de chuveiro e pia são tratadas e armazenadas com a água de chuva, para serem utilizadas em descargas e torneiras de jardim. Um rio foi feito para correr a água de chuva que vem das coberturas vegetadas e é levada até a cisterna. O entulho gerado para fazer o rio foi utilizado na evapotranspiração.

Quase todas as janelas e portas foram ganhadas. Quando se começa a reutilizar material, sempre aparecem pessoas com alguma coisa que está sobrando=) Inclusive, uma das portas foi do Grande Hotel de Amparo, usada por muitos anos na casa dos meus tios (também arquitetos). Mais... Piso feiro de garrafas que seriam jogadas fora, rampa para subir na cobertura feita com madeiras e manta reutilizadas, deck de madeira plástica, pilares usados da Elektro na estrutura do telhado, cruzetas também já usadas para janelas e decks, muitas mudas nativas plantadas, etc. Por fim, depois de algum tempo projetando, definindo materiais e técnicas, e obra, está o escritório que sempre sonhei!

Nenhum lixo enviado para o aterro sanitário!

Todo o lixo gerado por nossas atividades é utilizado em composteiras, é reutilizado ou é levado diretamente para reciclagem. Para isso não compramos produtos cujas embalagens não possam ser utilizadas ou recicladas. O trabalho de compostagem esta fazendo com que as arvores e as hortas cresçam muito melhor e mais rapidamente. E não apenas isso, fazemos também um trabalho de coleta dos lixos que são, infelizmente, jogados nas matas; coletamos garrafas, pneus, etc. para serem utilizados.

CARLA MATHEUS
ARQUITETA E URBANISTA
CAU 85418-2



Mestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade - Arquitetura Bioclimática Sustentável, com enfoque no conforto ambiental das coberturas verdes pela FEC/UNICAMP.

Pesquisadora Bolsista do Programa Campus Sustentável, uma Parceria CPFL Energia e UNICAMP.

Pesquisadora Bolsista da R3E – ProcelEdifica/Eletrobras de 2012 a 2015.

Ministra cursos, palestras e oficinas nas áreas de Bioconstrução, Arquitetura Sustentável e Bioclimática e Eficiência Energética.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC – Poços de Caldas, 2005.



"Muitas coisas me levaram a trabalhar com arquitetura sustentável. Estudei em uma escola de pedagogia Waldorf, que enfatiza a ligação do ser humano com a natureza. Com 20 anos fiquei um ano e meio com minha mãe viajando de trailer pela Europa e tive contato com toda a evolução da arquitetura, desde o período romano até os dias de hoje e meu interesse por arquitetura começou.

Quando estivemos em Findhorn, uma comunidade no norte da Escócia, a primeira Ecovila do mundo, tive muito contato com arquitetura sustentável e foi aí, depois de percorrer todas as fases da arquitetura, que decidi que era com isso que eu queria trabalhar. Por isso, mesmo antes de formada comecei a trabalhar com essa intenção e desde então busco aprender e utilizar cada vez mais materiais e técnicas de arquitetura sustentável."

COLABORADORES



GABRIELLE ASTIER



Arquiteta urbanista de formação, mestra e doutora em urbanismo pela PUCCampinas com experiência em construções ecológicas, coordenação de cursos, workshops e vivências na área de construção natural. Atualmente pesquisa ecovilas, comunidades rurais e alternativas e Unidades Mestras (Master Unyts). Tem como foco o equilíbrio pessoal, ambiental natural e construído, bem como o cuidado na concepção de ambientes harmônicos.

LUIZ FELIPE NICHELE



Arquiteto e Urbanista, formado em Design de Interiores em 2015 e trabalha no I8 desde 2018. Desde que se formou busca realizar projetos voltados à sustentabilidade por ser apaixonado e ter uma grande preocupação pelo meio ambiente. Com isso busca se especializar em bioarquitetura, pois acredita que além de beneficiar o meio ambiente, esse tipo de construção garante o bem estar do usuário.

GUSTAVO ALVES RODRIGUES



Arquiteto e Urbanista, formado em Design de Interiores e trabalha no I8 desde 2020. Acredita que a pratica é essencial para a formação de um profissional e que a vivencia dos projetos do I8 proporciona esse tipo de experiência. Também acredita na busca de métodos de construção além dos convencionais, no pensamento de que há diversas maneiras de se alcançar um resultado com ideias simples e eficazes, sempre buscando causar o menor impacto possível seja ambiental, social ou econômico. A bioarquitetura põe isso em pratica.